domingo, 24 de janeiro de 2016

COLORADO SE PREPARA PARA A ESTREIA NA COPA CATUABA DA AMIZADE

Equipe realizou quatro amistosos antes da primeira participação na competição independente entre times veteranos da região

Por Leandro Gimenes

Logo da competição (Foto: Arte/Ilustrativa)
A bola vai rolar a fora pelos gramados da região a partir desse sábado (30) pela quarta edição da Copa Catuaba da Amizade, competição independente organizado por equipes amadoras do famoso ‘sabadão’ do Oeste Paulista. E esse ano com a novidade da participação do Sete Copas na edição 2016.

O torneio vem crescendo a cada ano que passa, e segundo um dos organizadores, Renato Cesar, 31, a ideia é que seja uma competição sadia, para que saia um pouco da mesmice dos famosos amistosos aos sábados: “O fator principal sempre foi prevalecer à amizade entre os times, e fazemos isso da maneira que mais gostamos, jogando futebol. No começo foi uma brincadeira entre poucas equipes, mas ninguém imaginava que tomaria essa proporção toda que tem hoje”, completa.

Para o diretor do Sete Copas, Vitor Negrizolli, 34, o convite feito por Renato de agregar a liga independente foi gratificante: “Sempre ouvi falar da Copa e achava o máximo, e assim que recebemos o convite fiquei muito contente, é mais uma conquista para nossa equipe. Nossa região precisa de coisas desse tipo para não deixar morrer esse prazer que é jogar futebol aos sábados”.

Amistosos preparatórios:

A equipe realizou alguns jogos aos sábados antes de iniciar a competição, e eles foram os seguintes:

Remo EC (Alfredo Marcondes) 2x4 Sete Copas FC - 02/01/16 - Alfredo Marcondes (SP)
Gols: Adriano Alemão (2), Ratinho Barbizan (1) e Herminio Kuhn (1)

Atlético Canarinho FC (Álvares Machado) 5x2 Sete Copas FC - 09/01/16 - Álvares Machado (SP)
Gols: Herminio Kuhn (2)

Sete Copas FC 3x3 Ameliópolis FC (Ameliópolis) - 16/01/16 - Indiana (SP)
Gols: Alex Sapão (3)

Sete Copas FC 2x1 Regente EC (Regente Feijó) - 23/01/16 - Indiana (SP)
Gols: Adriano Góis (1) e Vitor Kuhn (1)

Entenda a competição:

Criado em 2013, a campeonato não muda o formato dos jogos. As equipes participantes continuam fazendo suas partidas aos sábados à tarde, porém valendo pontos, igual a uma competição de pontos corridos, como o famoso Brasileirão. Nessa edição, os pontos serão somados a partir do dia 30 de janeiro até o dia 26 de novembro, sendo que os quatro melhores fazem o famoso mata-mata, em semifinais no dia 03 de dezembro e a grande final no dia 10 do mesmo mês. A única vantagem dos dois primeiros na semifinal é escolher os mandos de campo, no entanto em caso de empate, o jogo será decidido nos pênaltis.

Esse ano a competição tem número recorde de participantes, 16 para ser mais exato, pois no ano passado tinham 11. As equipes são de diferentes cidades da região, e elas são: Catuaba AC, Califórnia FC, Aras FC, EC Focus, Revista Destaque FC, AA Banco do Brasil, AC Guapo, Encalso e GRA (Presidente Prudente); CA Indianense e Sete Copas FC (Indiana); GV Independente (Presidente Venceslau); Quebra Dedo FC (Pirapozinho); Veterano’s FC (Taciba); Sabadaço FC (Anhumas); Juventus FC (Narandiba).

Hegemonia e homenagem:

Há quem o diga, mas a vontade dos outros 15 times é quebrar isso do tricampeão Catuaba. A equipe levantou o caneco em todas as edições. Em especial ao Sabadaço, que amargou dois vice-campeonatos diante dos prudentinos, em 2014 e 2015.

No entanto em meio a tantas alegrias, um fato ruim que marcou os campeões. No final do ano passado, o diretor da equipe que até leva o nome do time, Francisco Florentino de Carvalho, mais conhecido como Catuaba, morreu aos 63 anos vítima de infarto. Por isso, a partir desse ano, o nome da competição será Copa Catuaba da Amizade, em homenagem ao diretor do multi-campeão do ‘sabadão’ do Oeste Paulista.

Primeiras rodadas e dérbi:

Os confrontos já estão definidos, e o representante rural tenta iniciar com o pé direito a competição. Os reds visitam a A Martinopolense EA no próximo sábado às 17h00 (horário de Brasília).

Já para esquentar o torneio, um dos clássicos mais famosos da região, se não for a maior rivalidade até aqui da competição. O famoso dérbi entre Sete Copas e Indianense será logo na segunda rodada, no dia 06 de fevereiro no bairro Sete Copas às 17h00 (horário de Brasília).